Vida acadêmica

Nesse quesito, praticamente fiz o caminho contrário. Enquanto a maioria escolhe uma pós-graduação Stricto sensu pelo sonho de seguir a carreira docente; eu acabei chegando a docência por ser uma das poucas opções de trabalho que me permitiam a flexibilidade de horário de trabalho para poder estudar.
Em 2005, deixei o emprego em um escritório de design para seguir como autônoma na Universidade Veiga de Almeida, gerenciando o projeto, ainda embrionário, a Agência UVA de Notícias. No ano seguinte, encarei a primeira experiência em sala de aula e, em mais um ano, fui efetivada como docente dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. De lá para cá, muitos anos, muitas turmas, muito estudo, muito trabalho e mais uma graduação, um mestrado e um doutorado.

Parece que foi fácil, mas, nesses quase 20 anos, tive que traçar novas rotas constantemente para dar conta de tudo: trabalho, estudo e a própria vida, que nunca para de trazer novidades.

Mas, aqui, é para mostrar a parte da minha vida acadêmica, que tanto me trouxe orgulho e satisfação pessoal.

Publicações
  • Livro
  • Revistas
  • Anais
  • Pareceres
Eventos
  • Congressos
  • Seminários
  • Palestras
  • Mediações
Docência
  • Aulas
  • Trabalhos
  • Orientações e bancas
Formações • Pesquisa

A seguir, irei disponibilizar todos os trabalhos que tenho das graduações – Jornalismo e Estudos de Mídia – e das pós – especialização, mestrado e doutorado.

Bacharel em Jornalismo

Finalizado em 2001. Universidade Veiga de Almeida. Projeto prático como TCC, um programa de rádio sobre radionovelas. Destaque para o segundo bloco: uma entrevista exclusiva com Mário Lago.


Bacharel em Estudos de Mídia

Curso finalizado em 2012 na Universidade Federal Fluminense. Início das minhas pesquisas em audiovisual e casamentos. Um estudo sobre o programa “Casamento na Real”, exibido, na época, na Rede Record é apresentado pela Ana Hickmann, como um quadro do programa Tudo é possível.


Especialização em Comunicação Empresarial

Curso finalizado em 2006. Universidade Estácio de Sá. Na época, trabalhava na recém-inaugurada Faculdade CCAA e fiz um estudo de caso sobre extensão de marca.


Mestrado em Comunicação

Dissertação apresentada em julho de 2015. Universidade Federal Fluminense. Resumo: “Entre a tradição e a modernidade. Uma aproximação entre os eventos cotidianos e as narrativas midiáticas: uma análise do ritual do casamento no programa “Chuva de Arroz” procura explorar o universo dos reality shows e a partir deles entender como o gênero incorpora e transforma os rituais de casamento, transformando-os em um produto televisivo. Para compreender esse fenômeno, buscaremos as discussões ligadas ao gênero e o contexto histórico em que eles se desenvolveram; as noções de vida privada, espaço público e visibilidade; e as relações existentes entre os rituais midiáticos e sociais. A metodologia será baseada em pesquisa bibliográfica, entrevistas e em um estudo observacional da primeira temporada do programa “Chuva de Arroz”, exibido pelo canal pago GNT.


Doutorado em Comunicação

Tese defendida em julho de 2021. Universidade Federal Fluminense. Resumo: “ Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual” analisa como filmes e vídeos de casamento se tornaram um produto midiático singular, refletindo sobre seu papel social e ritualístico. Investiga as transformações ao longo dos anos e identifica suas configurações próprias como mídia. A análise abrange filmes e vídeos de casamento desde a década de 1920, focando em aspectos estéticos e narrativos; e cruza estratégias dos estudos de audiovisual e rituais de casamento, baseando-se em autores renomados. A tese identifica mudanças sociais e tecnológicas, refletindo sobre o gênero como experiência adaptativa, e destaca três fases distintas das produções, enfatizando a fase recente com foco na emoção, representatividade e desafios de um mercado competitivo, defendendo os vídeos de casamento como gênero audiovisual e produto cultural.